em empreendedorismo, Português, startups

E quando uma empresa gigante resolve virar sua concorrente?

Você cria um produto, vira pioneiro em uma área, corre todos os riscos e fica cheio de incertezas, tanto suas, quanto dos clientes confrontados com “A novidade.”

Imagine que nesse cenário, um pequeno grupo abraça aquilo que você fez, ama o seu projeto e você conseguiu criar algo dentro de uma comunidade.

De repente, o gigante acordou, imagine um gigante mesmo, a própria Apple. E ela aprova sua ideia. Aprova tanto que resolve criar uma versão própria do seu produto.

Agora a Apple é sua concorrente!

Steve Jobs - Doctor Evil

E aí, senta e chora?


Isso aqui não é uma anedota, é um caso verídico.

Os criadores do smartwatch Pebble já passaram por vários perrengues, foram acelerados pela YCombinator, o projeto não foi pra frente, não conseguiram levantar capital porque eram uma empresa de Hardware, depois concluíram com sucesso uma campanha no kickstarter e por fim foram lançando e evoluindo o Pebble, tudo a partir da ideia do Eric Migicovsky de criar um display de relógio que mostrasse as notificações do celular.

Bom, imagine a cabeça desse cara quando o Google resolveu lançar o próprio smartwatch e quando a Apple resolveu lançar o Apple Watch.

Agora imagina como ele se sente, vendo que um concorrente desse tamanho, um gigante, está mais abrindo mercado para eles do que prejudicando.

E pode ser que um dia o Pebble se torne tão grande e vire realmente um competidor do Apple Watch. Quem sabe…

 

Por quê estou falando tudo isso?

Porque com o lançamento do Apple Watch muita gente que não tinha ideia do que era um SmartWatch acabou descobrindo o que é isso e, independente de descobrir através da Apple, puderam também se interessar e ir atrás de outros modelos, conhecendo o Pebble, que Dobrou suas vendas!

Veja: Aparentemente Apple Watch ajudou a DOBRAR as vendas do Pebble

 

Me inspirei pra escrever no post do Diogo Novaes no facebook. Aliás, um cara que vale muito a pena seguir.

Escreva um comentário

Comentário