em Liderança, Pessoal, Programação

Culpa por estar descansando

Você passa o final de semana se culpando por estar descansando? 

Esse é um assunto que surgiu algumas vezes conversando com desenvolvedores na minha mentoria. A história é sempre parecida: Você tem pouco tempo durante a semana e no final de semana quando vai descansar ou se divertir, você pensa que deveria estar trabalhando ou estudando e se sente culpado.

Bart Bored | Capa twitter

Citando Yuval Harari no livro Homo Deus: “No mundo moderno, nós humanos tocamos o negócio. Por isso estamos sob constante pressão dia e noite”.  Essa pressão é normal, pois você sabe que é o grande responsável pelo seu sucesso e seu futuro, seja na carreira, na vida familiar, financeira, etc. Não dá pra terceirizar, é melhor aceitar que é difícil e fazer alguma coisa quanto a isso.


O que fazer? Planeje-se. E antes de inventar a desculpa de que “não adianta planejar minuto a minuto”, dê uma chance para o planejamento. Esse simples ato vai te dar muitos insights sobre o que você deveria ou não estar fazendo.

Pegue papel e caneta e escreva tudo que você gostaria de fazer, quais áreas da sua vida você precisa balancear, quanto tempo você gostaria de se dedicar para cada coisa e se planeje. Se você decidir que não vai usar o final de semana para esses objetivos então simplesmente fique em paz. Você vai ver que o problema não é estar se divertindo, é simplesmente estar com um monte de abas do Chrome em aberto na sua cabeça.

Descanso planejado não tem sentimento de culpa! Você só precisa estar OK com as escolhas que você fez para você. Se você não estiver confortável porque gostaria de estar investindo seu tempo em um negócio próprio, em um curso ou em uma atividade física, se planeje e execute.


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Esse foi um problema real durante muitos anos na minha vida. Principalmente na época em que estava tentando tocar minha própria empresa. Em muitos momentos eu percebia que procrastinava durante a semana e talvez fosse esse o motivo da culpa nos momentos de descanso.

    Eu conheço muita gente que adora a frase “eu não tenho tempo”. Parece que faz a gente se sentir importante, sei lá. Mas a verdade é que não aproveitamos esse tempo direito e por isso a sensação de que ele nos falta.

    Hoje eu faço muita coisa na minha vida, tenho meu emprego full-time, tenho alunos do meu curso, faço produção de conteúdo, marketing e tenho uma plataforma online pra tocar.

    Mesmo assim, passei algumas boas horas relaxando no sofá com minha esposa assistindo séries e filmes durante este final de semana. Sem culpa. E vou te dizer, isso é uma das coisas que não tem preço neste mundo =)

    • Cara, gostei muito do seu depoimento. Faz muito sentido isso que você falou, a gente tem uma quantidade finita de tempo e cada um vai priorizar como achar melhor. O problema é quando não se sabe para onde vai, acaba indo com a maré e nada nunca tá bom. Como a Mariana diz aqui em casa, é a diferença entre estar produzindo ou só se ocupando.