em Liderança, Programação

Expectativa irreal dos Tech Leads

Tech leads de primeira viagem costumam ter um pensamento que é paralisante. Líderes iniciando, no geral acabam enfrentando isso.

Imagine a seguinte situação: É seu primeiro dia como tech lead de um time e um dev jr empolgado diz que está muito feliz com a sua chegada pois estão com dificuldade no app que estão desenvolvendo. Imagine agora, que o app é em Android, mas você nunca sequer programou uma linha de código que tivesse a ver com um aplicativo porque foi desenvolvedor backend a vida toda. O dev veio cheio de expectativas e você não faz ideia de como ajudar, sem ser se debruçado sobre o problema e aprendendo para poder ensinar.

Lembro da primeira vez que precisei liderar um time de desenvolvimento mobile. Dois dias antes do início do novo dev Android, comecei a ler sobre o assunto e instalei o Android Studio pois não estava me sentindo confortável para estar a frente de um projeto que eu não sabia como programar. Obviamente eu jamais teria tempo de ter estudado tudo o que ele sabia e mais um pouco para servir como a “referência técnica” que eu achava que deveria ser.

Essa expectativa irreal de ter que saber tudo sobre toda a stack ou ser quem mais sabe de tecnologia no time é paralisante.

Nesta situação lembro de conversar com o CEO da empresa que me explicou o porquê não fazia o sentido que um líder tivesse que saber tudo para garantir que as outras pessoas estivessem fazendo um bom trabalho. O importante é transportar seu conhecimento de uma área para outra perguntando para entender como a outra pessoa está pensando nos casos que você pensaria.

Na situação tanto o TL como o Jr tem expectativas irreais. Para o jr em início de carreira é normal não saber o que esperar dos líderes próximos.

Já o TL precisa fazer as perguntas certas, ler código e ser curioso quanto a um know-how que ainda não tem para poder aprender mais e deve contar com aquela pessoa para tomar as melhores decisões possíveis, dentro das possibilidades discutidas. Tentar entender mais sobre o escopo, padrões utilizados e o que está sendo feito, ajuda a garantir boas decisões.

Publicado originalmente no Instagram, me segue lá:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.