Polêmica: Salários de desenvolvedores de Software

Se juntar a capacidade de ganhar dinheiro em tech com a facilidade da profissão para exercer trabalho remoto, você tem o cenário ideal para ter uma boa receita e viver em lugares com custo de vida mais em conta.
Enquanto isso as empresas estão cada vez mais preocupadas pois é certo que vai faltar mão de obra qualificada em breve.
Não sei quanto vocês aqui acompanham o twitter, mas quando eu entro lá parece que é um mundo sombrio e paralelo.
Você concorda que tech paga os melhores salários do mercado hoje em dia? Deixe aí sua opinião

Foco naquilo que dá pra mudar. Sempre! Claro que bons líderes, te impulsionam, te mostram oportunidades e te ajudam a se desenvolver, mas o poder de chegar lá é sempre seu. Se você não tem alguém que te ajude hoje, procure um lugar que tenha.

O que fazer quando seu chefe é ruim?

Imagine que sua equipe está performando mal, um culpa ao outro o tempo todo, o chefe culpa a equipe e vice-versa, ninguém está feliz de trabalhar ali, ninguém está entrosado. O que acontece se trocar o líder e colocar alguém melhor no lugar?

Tem uma história sobre duas equipes no treinamento dos Navy Seals. Uma delas estava em primeiro lugar e a outra equipe estava em último, 13 posições depois.

A primeira equipe trabalhava muito bem junta, estava animada e tinha muito entrosamento.

Porém, a última estava como a equipe que eu descrevi no primeiro parágrafo. Estava péssima, performando mal, sem confiança, brigando um com o outro.

Então o comandante, responsável pelo treinamento, resolveu trocar os líderes das equipes que estavam em primeiro e em último lugar.

Já ouviu aquela frase de que não existe equipe ruim, só líder ruim? Por quê se o líder for bom ele dá um jeito da equipe ser boa também? Pois bem, a equipe que estava em último lugar quando trocou o líder pelo melhor líder saiu da última posição para ir brigar pela primeira. Mas não quero focar no líder que era bom, quero saber o que aconteceu com o líder que era ruim.

Quando o líder ruim entrou na equipe boa, ela continuou indo bem, porque ele era ruim, mas a equipe não e uma equipe boa pode influenciar um líder ruim.

Não importa se você está em uma posição de liderança ou não, o fato é que pessoas boas transformam pessoas ruins em boas também.

É difícil? Claro que é, como tudo aquilo que vale a pena. Mas tenho certeza que você pode influenciar mudanças positivas por onde quer que você passe.

Post original no instagram, me segue lá:

Weekly Deploy #04

Weekly Deploy é uma publicação semanal de liderança, tecnologia e empreendedorismo com coisas que usei, vi e aprendi e que estou achando interessantes. Edição #04

Estou me mudando essa semana e acabei atrasando um dia, obrigado pela compreensão.

App que estou usando

Daylio. Estou anotando tudo nele. No final do dia eu clico nas atividades que realizei como treinos, alimentação, qualidade do meu sono. Também é bom para você medir quantos dias você está se sentindo bem versus dias em que está infeliz. Pra quem gosta de metrificar coisas sobre a própria vida ele é muito bom.

Mantenha um diário pessoal no smartphone com o Daylio

O que eu usava anteriormente, coach.me simplesmente não funciona mais!

Texto que estou estudando e aplicando

Esses textos da Greenhouse sobre processo estruturado de contratação. São muito bons, gostaria de ter lido antes.

Um processo estruturado é ótimo para escalar e garantir que todos estejam fazendo o mesmo processo.

Livro que comecei a ler

Negocie como se sua vida dependesse disso. Mais um livro começando em paralelo. Foi escrito por um ex negociador de sequestros do FBI então é muito prático.

Negocie como se sua vida dependesse disso eBook : Voss, Chris, Raz, Tahl:  Amazon.com.br: Livros

Entrevista que assisti e gostei muito

Essa entrevista curta com o Tim Ferriss.

Desafio que estou participando

Meu CTO me desafiou a treinar 21 dias seguidos. Hoje foi o décimo quinto, quem quiser participar, só fazer me marcar no instagram (@ffreitasalves)

Weekly Deploy #03

Weekly Deploy é uma publicação semanal de liderança, tecnologia e empreendedorismo com coisas que usei, vi e aprendi e que estou achando interessantes. Edição #03

Vídeo que estou assistindo sobre liderança técnica e é muito bom

A palestrante traz nesse vídeo um grande resumo de muitos conceitos e ferramentas essenciais para líderes técnicos. Vale a pena assistir!

Conceito novo que aprendi e achei interessante:

Banner Blindness: De forma consciente ou inconsciente o cérebro das pessoas começou a ignorar informações parecidas com banners na internet. De forma geral tem ocorrido até um Ad Blindness, ou seja, as pessoas estão ignorando os anúncios que vêem.

Consegue lembrar dos últimos 2 ou 3 anúncios que viu hoje?

Cegueira de faixa – Wikipédia, a enciclopédia livre

Livro que estou lendo

Estou na metade do Inspired do Marty Cagan. É simples e tranquilo de ler e mostra como equipes muito fortes de produto no vale do silício que tiveram realmente sucesso trabalham. São bons benchmarks, principalmente para as empresas brasileiras que em sua maioria insistem em dar mais valor para volume de entregas do que para volume de resultados.

Roadmaps de produtos convencionais tratam apenas a entrega de soluções. Fortes equipes sabem que não é só implementar uma solução. Eles devem garantir que a solução resolva o problema subjacente. É tudo uma questão de resultados de negócio.

Estou lendo em português porque estava mais barato, mas recomendo que se puder leia em inglês. A tradução não é boa e você precisa ler coisas como “encaixe do produto com o mercado” ao invés do usual “product market fit”.

Aplicativo de produtividade que estou usando

Notion. É o melhor aplicativo pra organizar tudo que você faz. Funciona como um grande bloco de anotações, mas você consegue criar páginas, integrar textos, fotos, vídeos e muitas outras mídias. Consegue publicar páginas online como se fossem sites e ainda colaborar com outras pessoas ou até criar um banco de dados. Como antigo usuário do Evernote vejo que o Notion é aquilo que o antigo Evernote desejava ter se tornado. Recomendadíssimo!

Tem até alguns vídeos muito legais de como organizar sua vida utilizando o Notion e eles tem até templates pra você usar um pronto

Weekly Deploy

Weekly Deploy é uma publicação semanal rápida de liderança, tecnologia e empreendedorismo com coisas que usei, vi e aprendi e que estou achando interessantes. Esta é a primeira! Edição #01

Texto que estou lendo:

Maximizing Developer Effectiveness. Um texto pra refletir em quais melhorias fazer para proporcionar um ambiente propício para altíssima produtividade.

Livro rápido que estou retomando

Anything you want do Derek Sivers. Ele é um músico que aprendeu a programar PHP + MySQL e montou um site apenas para vender seus álbuns independentes. 10 anos depois, vendeu sua empresa, a CD Baby por 22 milhões de dólares para a Apple

Entrevista que estou assistindo:

Conversa fantástica com a Dra Carla Sarni, dona das franquias Giolaser, Sorridents e outras com mais de 700 lojas no Brasil. A história dessa mulher é sensacional. Empreendedorismo na veia.

Audiobook que ouvi novamente

The Willpower Instinct – Kelly McGonigal. Citado várias vezes neste blog, este é um dos livros que eu mais gosto quando preciso encontrar maneiras de mudar alguns hábitos. Li o Livro na esteira da academia, então ele já cumpriu um pouco do papel que eu esperava dele. XD

SaaS que comecei a usar

Linktree. Te dá acesso a uma página para você colocar títulos e links. Bom para colocar no seu perfil em sites que te pedem apenas um link como o Instagram.

Vinho que estou tomando

Continuo apaixonado pelo Portada. É um vinho meio seco português, um pouco adocicado e que harmoniza muito bem com coisas que eu adoro como pizza, massas e alguma carnes.

Meetup Virtual de Flutter para Pessoas em Quarentena

Meetup virtual de Flutter para pessoas em quarentena

Eu estava querendo organizar um Meetup de Flutter mas com a quarentena até dei uma desanimada… Até descobrir a história de como o Meetup foi criado.

Depois do ataque ao World Trade Center em 2001, Scott Heiferman se reuniu com seus vizinho. Apesar de morar no mesmo prédio há anos, nunca havia falado com eles.

A situação em Nova York era tão delicada que acabou por aproximar as pessoas em suas comunidades locais. O espírito era de cooperação.

Depois desse encontro e de uma vigília na cidade, Scott se viu com questões como:

  • O que une as pessoas?
  • O que leva as pessoas a falarem umas com as outras?
  • O que leva as pessoas a se organizarem em grupos para fazerem coisas boas?

Scott diz que antes não era muito ligado a comunidades, porém estava intrigado e no ano seguinte resolveu criar o Meetup junto a mais cinco pessoas.

O Meetup é uma plataforma online que busca unir pessoas presencialmente. Contudo, desde a quarentena que nos foi imposta pelo COVID-19 eles mudaram o “in-person event policy” e estão incentivando os organizadores a criarem eventos online.

Aproveitei a oportunidade e criei o Meetup Virtual de Flutter para Pessoas em Quarentena

O ser humano é um animal social e espero que estejamos ainda mais unidos depois de passarmos por esta crise.