em Uncategorized

Quando o trabalho do Tech Lead é apagar incêndios

A única coisa que times ruins fazem mais que times bons é apagar incêndios. Times de baixa performance passam 83% mais tempo atuando só de forma tática, sem pensar estrategicamente. Dá pra imaginar a dor de alguém que se mata de trabalhar para no final ser chamado de “time de baixa performance”.

Quando seu dia a dia virou uma repetição de tarefas manuais, respondendo as mesmas dúvidas pela centésima vez, bugs recorrentes e seu time tem sempre as mesmas reclamações, as chances são de que você esteja preso num vórtice tático.

Fire Extinguisher GIFs - Get the best GIF on GIPHY
Tech Lead trabalhando

Não tem nenhum problema em agir de forma tática. É o jeito de executar a estratégia no dia-a-dia, mas quando se está o tempo todo sem sair do lugar, e os problemas que você resolve ficam reaparecendo, é porque está na hora de pensar estrategicamente. Quais as ações que você pode fazer para que aquela tarefa manual deixe de ser um problema? Como resolver definitivamente alguns bugs que teimam em reaparecer? Como disponibilizar informação para que as pessoas parem de te perguntar a mesma coisa toda semana? São essas perguntas que você precisa se fazer junto ao time e a outros stakeholders.

Você pode achar que isso é difícil de ser feito e que os outros stakeholders nunca vão entender seus motivos, mas outra estatística interessante é que os times de alta performance passam 25% mais tempo influenciando seus stakeholders de alto nível. E como eles fazem isso? Identifcando quais são suas reais necessidades e gerenciando as expectativas deles.

Hoje é sexta-feira, se você passou a semana enfrentando esse tipo de problema, talvez seja um bom dia para parar e pensar no que pode ser diferente para a semana que vem.

Bom final de semana a todos.

Originalmente, postado no Instagram. Me segue lá

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.