Quando o trabalho do Tech Lead é apagar incêndios

A única coisa que times ruins fazem mais que times bons é apagar incêndios. Times de baixa performance passam 83% mais tempo atuando só de forma tática, sem pensar estrategicamente. Dá pra imaginar a dor de alguém que se mata de trabalhar para no final ser chamado de “time de baixa performance”.

Quando seu dia a dia virou uma repetição de tarefas manuais, respondendo as mesmas dúvidas pela centésima vez, bugs recorrentes e seu time tem sempre as mesmas reclamações, as chances são de que você esteja preso num vórtice tático.

Fire Extinguisher GIFs - Get the best GIF on GIPHY
Tech Lead trabalhando

Não tem nenhum problema em agir de forma tática. É o jeito de executar a estratégia no dia-a-dia, mas quando se está o tempo todo sem sair do lugar, e os problemas que você resolve ficam reaparecendo, é porque está na hora de pensar estrategicamente. Quais as ações que você pode fazer para que aquela tarefa manual deixe de ser um problema? Como resolver definitivamente alguns bugs que teimam em reaparecer? Como disponibilizar informação para que as pessoas parem de te perguntar a mesma coisa toda semana? São essas perguntas que você precisa se fazer junto ao time e a outros stakeholders.

Você pode achar que isso é difícil de ser feito e que os outros stakeholders nunca vão entender seus motivos, mas outra estatística interessante é que os times de alta performance passam 25% mais tempo influenciando seus stakeholders de alto nível. E como eles fazem isso? Identifcando quais são suas reais necessidades e gerenciando as expectativas deles.

Hoje é sexta-feira, se você passou a semana enfrentando esse tipo de problema, talvez seja um bom dia para parar e pensar no que pode ser diferente para a semana que vem.

Bom final de semana a todos.

Originalmente, postado no Instagram. Me segue lá

Weekly Deploy #08

Essa é a Weekly Deploy #08. Caramba, mais uma que sai atrasada, mas nessa altura do campeonato, o pessoal já acostumou. 😂

Esse resumo sobre como escrever textos como alguém da Amazon

Esse vídeo com um depoimento pós Shark Tank

O trabalho duro sempre vence o talento quando o talento não trabalha duro. Esse cara tem até a sexta série.

Esse texto que fala sobre o pêndulo entre gerente e contribuidor individual na Engenharia

Essa lista de características que um Dev Senior deveria ter

https://skamille.medium.com/an-incomplete-list-of-skills-senior-engineers-need-beyond-coding-8ed4a521b29f

Texto da Camille Fournier, autora do livro The Manager’s Path. Um livro que gosto também.

The Manager's Path: A Guide for Tech Leaders Navigating Growth and Change  (English Edition) eBook : Fournier, Camille: Amazon.com.br: Livros

Esse texto com diferenças entre a performance de times bons e ruins na execução da estratégia

https://hbr.org/2017/11/how-the-most-successful-teams-bridge-the-strategy-execution-gap?utm_source=pocket_mylist

Gostei bastante dele, fica claro que os melhores times investem mais tempo em alinhamento e disctindo estratégia. Os times ruins provavelmente pensam que isso é perda de tempo.

Weekly Deploy #07

Meus links favoritos da semana nesse sétimo Weekly Deploy

Esse vídeo sobre como fazer boas reuniões com seu time da COO do Stripe

Esse vídeo é muito bom, perguntaram sobre reuniões no meu instagram e eu lembrei dele para indicar.

O State of DevOps de 2021

Esse relatório é um must-read para todos da área de tech, principalmente os líderes.

Esse vídeo clássico do Martin Fowler sobre Microservices

Youtube sugeriu e eu assisti novamente.

Essa frase que estou ponderando nesta semana

“Se uma empresa precisa de uma nova máquina e ainda não a comprou, já está pagando por ela”

Essa frase é de um anúncio da Warner and Swasey que fabricava máquinas, o anúncio dizia “The company that needs a new machine tool, and hasn’t bought it, is already paying for it”. Será que isso se aplica para contratar desenvolvedores?

Por essa semana é só, me segue no insta, preparei um monte de conteúdo legal para postar por lá.

https://www.instagram.com/ffreitasalves/

Weekly Deploy #6

Mais uma semana e mais um weekly deploy. Esse está atrasado igual a sprint da maioria de vocês XD.

Weekly Deploy é uma publicação semanal de liderança, tecnologia e empreendedorismo com coisas que usei, vi e aprendi e que estou achando interessantes.

O começo desse vídeo do Steve Jobs definindo liderança e os melhores profissionais.

Ele bem disse no vídeo, os melhores profissionais se auto-gerenciam. E os líderes servem para organizar a visão e juntar as pessoas ao redor e fazer tudo acontecer! Você se auto gerencia ou você seta a visão ou você ainda tá dormindo na sua carreira?

Esse podcast com vários casos situacionais de gestão

Manager Tools

Descobri assistindo uma entrevista com o VP of Engineering da Creditas, Leonardo Andreucci.

Site que estou usando para mentorias (como mentor e mentorado)

Faz um tempo que estou como mentor no Mentora e também conversei com algumas pessoas de lá para fazer benchmarks e entender um pouco mais como outras empresas trabalham. Conversei com muita gente legal, como um GPM do Ifood e um PM da Locaweb

Esse vídeo sobre utilização de recursos

É velho, eu já tinha visto, mas é daquelas coisas que o Youtube quer que você veja novamente

Weekly Deploy #5

Weekly Deploy é uma publicação semanal de liderança, tecnologia e empreendedorismo com coisas que usei, vi e aprendi e que estou achando interessantes. Esta é a edição #05. A terceira que sai com atraso, mas sai.

Essa resposta sobre o Mito de deixar o celular carregando

https://qr.ae/pGcQQS – A gente sempre ouve um monte de fake news dizendo que se deixar o celular carregando isso estraga a bateria, mas não estraga não. A pior coisa que você pode fazer é esquecer o celular em algum lugar muito quente.

Esse site com dezenas de Design Principles

https://principles.design/examples/ – Princípios são frases simples e que são poderosas o bastante para direcionar decisões que você precisa tomar. Tenho refletido muito sobre isso ultimamente e quais são os meus próprios princípios que me guiam nas minhas próprias decisões. É um exercício muito legal de se fazer.

Este site que combina documentação de Carreira e Contratação de várias empresas

https://www.progression.fyi/ – Já tem uns 2 anos que conheço esse site, revisito ele sempre que quero olhar benchmarks de hiring e career ladder. Tem muita coisa legal aqui.

Aplicativo que estou usando pra não me distrair com o que não quero.

Digital Well Being. Esse app me ajuda a bloquear todos os outros aplicativos quando eu quero, especificar qual o tempo máximo quero usar cada um deles e tira todas as notificações dos apps de comida que ficam me enchendo de vontade de doces.

Desafio fitness que encerrei

Finalmente, consegui terminar os 21 dias. Agora puxei até o dia de número 23. Segue lá no Insta @ffreitasalves